Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Chá de Bebê de João Pedro

Gente, demorei pra postar sobre o chá porque esta semana estava organizando tudo no meu trabalho para entrar de férias sem preocupações, e foi bem corrido, mas preciso contar a vocês que o chá foi simplesmente lindooooo!! Quando ví tudo arrumado fiquei emocionada...
Durante o dia me estressei muitoooo... na hora de levar as bebidas descobrimos que o freezer do condomínio não estava aqui e ninguém avisou...Em pleno meio dia, com tudo pra arrumar tivemos que providenciar um freezer... Bom, este foi um dos imprevistos que ocorreram, aconteceram outros, mas não vale a pena relatar aqui; o importante é que no final deu tudo certo!!
Bom, vou postar aqui, desde a organização até os detalhes finais:
A primeira coisa que temos que fazer com 2 meses de antecedência é a lista de convidados. Aconselho fazer a lista com o paizão do lado, afinal, é a primeira comemoração do bebê e mesmo que ele não demontre, ele com certeza estará muito feliz no dia do evento e ficará mais feliz ainda com as pessoas que ele ama por perto. Nada mais justo do que deixá-lo participar de tudo. Muitas vezes reclamamos que os maridos não participam, mas na verdade em algum momento nós o impedimos que o fizesse ou os deixamos de lado, aí eles acostumam que "isso é com as mulheres" e não participam... Na maioria das vezes, infelizmente, a culpa É NOSSA!
Lista de convidados pronta é hora de definir o local, a data e o horário. Feito isso determinamos o tipo de comida que será servida. No começo meu esposo queria que a festa fosse meio dia e queria servir feijoada, depois, chegamos a conclusão que iríamos gastar muito, então resolvemos fazer no final da tarde e servir caldos, salgadinhos e doces...
Feito isso, comecei a bolar o convite:





O convite é uma caixinha de chá. Coloquei chá de camomila e erva doce dentro de cada um e no tag coloquei o nome do convidado e a sugestão de presente. Todas as sugestões eram por exemplo :
2 camisetas ou 1 pacote de fralda P.
Todas as pessoas tiveram a opção de dar fraldas. Escolhí o tamanho por uma questão de organização. Optei por não escolher marcas... Acho deselegante... Ha quem goste, esta é uma opinião minha.
Pesquisei em vários sites e descobrí mais ou menos a necessidade de fraldas de cada bebê, então para calcular a qunatidade de pessoas que ia pedir fraldas P,M ou G, peguei como base este quantitativo:



Quantidade de fraldas
1 pacote P – 36 fraldas – preciso de 15 pacotes  grandes = 540 fraldas
1 pacote M – 52 fraldas – preciso de 18 pacotes grandes = 936 fraldas
1 pacote G – 54 fraldas – preciso de 20 pacotes grandes = 1080 fraldas
2 pacotes RN - 36 fraldas = 72 fraldas

Bom, com 20 dias de antecedência, devemos distribuir os convites para as pessoas irem se organizando.

Pesquisei  várias brincadeiras para fazer no dia do chá:

Brincadeiras

Proibido falar o nome da Futura Mamãe:
Quando as convidadas chegarem à festa, a organizadora (sua irmã, cunhada, amiga) explica a brincadeira e amarra uma fitinha no braço da convidada. A convidada que falar o nome da futura mamãe perde a pulseira para quem a ouviu falando. As convidadas criarão nomes alternativos como mãejona, sobrenome, mãe do “bebê”. No final ou no meio da festa, quem tiver com mais fitinhas ganha o brinde. É uma brincadeira divertidíssima, porque toda hora alguém acaba esquecendo e falando o nome. Se a pessoa estiver com várias fitas e falar o seu nome, perde todas as fitas para quem ouviu.
Para as mamães que optaram por brincar, lembre-se que as brincadeiras devem ser divertidas, delicadas e de bom gosto. Reserve um tempo para as brincadeiras (no máximo uma hora), os convidados também querem simplesmente conversar. Seguem dicas de brincadeiras convenientes que agradarão a todos:
Adivinhar o tamanho da Barriga:
Vá passando entre as convidadas uma caixa com novelo de lã, tesoura, caneta e etiquetas adesivas. Cada convidada irá cortar um pedaço da lã que corresponde ao tamanho da circunferência da barriga da mamãe, colocam o nome na etiqueta adesiva, prende na lã cortada, deixe na caixa e passa para a convidada seguinte. A gestante experimentará todos os pedaços. Ganhará a convidada que mais se aproximar ou acertar o tamanho da barriga.
Adivinhe quem é a mãe:
Recorte figuras de bebês de mães famosas, enumere e cole numa folha de cartolina. Coloque os números correspondentes dentro do saquinho e peça para as convidadas pegarem um número e adivinhar o nome da mãe do bebê correspondente. Se errarem, pagam prenda, se acertarem ganham um brinde.
Batata quente de fralda suja:
Coloque numa fralda descartável chocolate derretido, para fingir que o nenê sujou. Coloque uma música e comece a passar a fralda entre as convidadas, quando a música parar, a pessoa que estiver com a fralda, saí da roda. A pessoa que ficar até o final, ganha um brinde.
Quadro de fotos das convidadas quando bebês:
No convite peça para cada convidada levar uma foto de quando era bebê. Conforme chegarem, a organizadora (sua irmã, cunhada, amiga) pega a foto e prega numa cartolina com durex. Coloque o quadro com as fotos para a mamãe adivinhar quem são os bebês. Nos acertos, a mamãe ganha um abraço e beijo da convidada que ela acertou. Se errar, paga uma prenda. Esta brincadeira é muito saudável e divertida, todos relembrarão de sua infância e emoções virão à tona.
Tradicional adivinhar os presentes (para chá de bebê):
A mamãe de olhos vendados terá que adivinhar o que é o presente ou quem deu. Se a mamãe errar terá que pagar uma prenda, se acertar, a convidada que deu o presente que paga a prenda. Separe no máximo dez presentes para fazer esta brincadeira, se passar disso, fica muito cansativo e demorado. Esta brincadeira fica mais engraçada quando a mamãe erra de propósito, falando coisas absurdas sobre o presente, quando for algo como toalha, fala que deve ser uma piscina inflável, fica muito divertido. Ultimamente os castigos estão bem mais leves, afinal, a intenção não é deixar ninguém constrangido, e sim, todos se divertirem.
Alternativa a Tradicional brincadeira de adivinhar os presentes:
A mamãe abre o presente assim que a convidada chega. Agradece, escreve o nome da convidada no papel e deposita numa caixinha. Quando todas as convidadas chegarem, comece o sorteio dos brindes.
Achar a chupeta:
Antes da festa começar, pregue com durex uma chupeta por baixo de uma cadeira. No meio do evento comunique que quem estiver na cadeira com a chupeta, ganhará um brinde.
Jogo das Fraldas:
Esta brincadeira é semelhante a brincadeira das cadeiras. Chame 5 convidadas e entregue 4 fraldas. Coloque uma música e peça que fiquem trocando as fraldas, quando a música parar a que estiver sem a fralda sai da brincadeira. Retire uma fralda e continue com a brincadeira até sobrar a participante ganhadora.
Brincadeira "Itens de Bebê": você vai precisar de folhas de sulfite e caneta. Cada participante terá cinco minutos para escrever os nomes de itens para bebê. Vale roupas e acessórios. Ao final de três minutos, a pessoa que tiver o maior número desses itens ganha uma lembrança. Pode ser um pirulito colorido, por exemplo, pois é uma lembrança bonita e barata.
Brincadeira das "Mães Famosas": você vai precisar de folhas de papel e caneta. Dividam-se em times se forem muitas pessoas ou faça individualmente. Cada time ou pessoa tem que escrever o maior número de mães famosas. Podem ser brasileiras ou estrangeiras. Dê um tempo de três minutos. A que tiver escrito o maior número de nomes ganha. O prêmio pode ser chocolates.
Brincadeira "Como será o bebê": pegue várias revistas de bebê, tesouras papel sulfite e cola. Separe grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo irá recortar figuras de bebê como palpite de semelhança do bebezinho que está chegando. A aparência como um todo conta como o físico, a cor dos olhos, tamanho do bebê, cabelo ou alguma característica específica. Em seguida elas colam na folha de papel sulfite. A mãe, sem saber quais fotografias são de determinado grupo, vai decidir qual ilustração mais corresponde ao seu bebê.
Caso não saibam o sexo do bebê, vale tentar acertar também. Cada participante, do grupo ganhador, recebe um chocalho.
Brincadeira "Nunca diga bebê": pegue uma fita com uma chupeta na ponta que tenha tamanho suficiente para ser colocada como um colar. Conforme as convidadas forem chegando peça para que coloquem um colar no pescoço e que a partir daquele momento não digam a palavra "bebê", pois se o fizerem quem ouvir toma o colar para si. No final, a participante que tiver mais colares, ganha um presente.
Lembre-se é necessário ter número de colares suficientes para que atenda a quantidade de participantes.
Brincadeira "Conselhos do coração": corte previamente vários corações em cartolina. Dê um coração para cada convidada e uma caneta. Peça para que a pessoa escreva conselhos para os futuros pais. Tipo "Durma bastante agora, antes do bebê nascer, "Aproveite bem os momentos, pois ele crescerá depressa e o tempo voa", "Tente anotar tudo o que for acontecendo, para lembrar depois". Enfim, a futura mãe tentará adivinhar de quem foi o conselho. Cada vez que ela errar, fará um castigo dado pela dona da mensagem.
Brincadeira "Onde está o doce?": pegue cinco fraldas descartáveis e cinco doces diferentes. Por exemplo, cinco bombons de formato diferente e na frente de todos coloque cada um em uma fralda, feche-a e misture. Divida as participantes em grupos e cada grupo terá que acertar onde estão os bombons. O grupo que acertar o maior número, ganha. Os próprios bombons podem ser os presentinhos.
Brincadeira da "Memória": pegue folha e caneta para cada participante e vários itens de bebê. Mamadeira, chupeta, chocalho, alfinete, fralda descartável, pomada, ursinho, patinho, xampu, mordedor, babador e outros que lembrar. Coloque todos em cima de uma mesa.
Peça para que memorizem. Guarde rapidamente em um caixa. Elas terão que escrever todos os objetos que lembrarem. Quem tiver o número maior, ganha um brinde. Ela pode escolher algo que está na caixa.
Brincadeira "Qual é a música": escolha CDs com musicas infantis conhecidas. Toque um trecho e pare. As pessoas irão tentar adivinhar. Procure tocar só o comecinho ou um trecho no meio. Tem que ser bem pouco, senão ela pode adivinhar rápido. A que acertar ganha um brinde.
Brincadeira "Adivinha quantos alfinetes": pegue um pote e coloque vários alfinetes de fralda. Vá passando entre as participantes e cada uma tem que adivinhar quantos alfinetes estão dentro do pote. A que acertar ou chegar mais perto do número exato, ganha e recebe um presentinho.

Brincadeiras para homens:
Nomes de produtos para bebê:
Distribua folhas de sulfite e caneta entre os participantes.  Cada participante terá um minuto para escrever nomes de produtos para bebê. O que escrever o maior número de produtos ganha um brinde. As mulheres podem ajudar de longe, para a animação ser maior. O futuro papai também pode participar.
Brincadeira da papinha:
Faça um mingau de aveia e coloque em pratos descartáveis fundos. No fundo do prato coloque um pirulito pequeno ou bala. O convidado terá que procurar o pirulito ou bala com a boca, ganha quem achar primeiro.

Na hora das brincadeiras, vale colocar músicas infantis para animar ainda mais os convidados. Balão Mágico, Trem da Alegria, Patati-Patatá, Xuxa, Eliana. As músicas infantis trazem ótimas lembranças para todos.

Você precisa definir a quantidade de comida que irá encomendar. A revista Crescer tem uma calculadora bem legal, vale a pena conferir:
http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_crescer_051107.htm

Você vai precisar: 
  • Definir as Músicas que serão tocadas na festa, 
  • contratar garçons se achar necessário, 
  • Alugar mesas e cadeiras
  • Providenciar toalhas para as mesas
  • providenciar: guardanapos, xícaras, pratos, talheres e copos 
  • Panos e materiais de limpeza, papel higiênico, sabonete e toalha 
  • Etiqueta e caneta para nomear os presentes. 
  • Providenciar brindes para as brincadeiras. 
  •  
No meu caso, eu fiquei tão, tão cansada que na hora não quis fazer brincadeira nenhuma...rsrsrs eu sou assim mesmo... Me arrependo de não ter feito, o chá teria ficado beeeeemmm mais legal... então vcs que estão lendo isso, façam as brincadeiras viu?
Outra observação é que como eu não queria gastar e o aluguel das toalhas mais sobretoalhas ficariam por 5,50 cada, eu optei por comprar TNT e colocar sobre as mesas...Ficou legal tb.
O tema do chá foi "passarinhos" pq eu e João Paulo estamos "chôcos" rsrsrs, então nas mesas coloquei um ninho com ovos de verdade e dentro dos ovos tinha jujubas.
 Mesa do chá
Mesa dos doces, personalizados e bolo de fraldas
Mesa do bolo - detalhe para a cobertura de leite ninho - deliciosaaaa
Mesa dos salgados
Cupcakes

 Alguns Personalizados




 Lembrança - Marcador de livros


 O papai e a mamãe mais felizes do mundoooo!!

Bom  gente, espero que vocês tenham gostado do chá pois cada detalhe foi providenciado com muito amor e carinho. 
Um agradecimento mais que especial a minha mãe Jane e a minha sogra Ana Maria que sonharam com este dia, acho que tanto quanto eu e João Paulo e contribuíram para que a festa fosse linda! Obrigada por tudo que vocês fizeram e fazem por nós. Eu, João Paulo e João Pedro seremos eternamente gratos pelo amor de dedicação de vocês. Obrigada por tudo!!
Obrigada a vovó Antonieta pelo bobó de camarão divinooooo!!
Obrigada a Tia Ana Cláudia por ser a fotógrafa mais disposta, detalhista e animada que alguém poderia ter...
Obrigada a minha cunhada Telminha por chegar do trabalho cansada e ainda ter disposição para ajudar...
Obrigada às minha amigas Fabiane, Hortência, Elma e Magaly por serem as empreguetes mais animadas e as melhores hóspedes... Amei a presença de vcs na minha casa!!
Obrigada a Euripedes e Ana Paula e todos que vieram de Aracaju para compartilhar desta felicidade com a gente. Esperamos vcs novamente quando João Pedro chegar!!
Obrigada ao meu irmão Illo e ao meu pai Elias pela preocupação que tudo desse certo, e deu!!
Obrigada ao meu sobrinho Juan por tanto amor e  por fazer com o seu sorriso que eu esqueça de tudo que me preocupa...
Um agradecimento especial ao meu amado João Paulo (agora eu seu que ele lê o meu blog escondido rsrsr)... Obrigada pela paciência, pela dedicação, pelo amor, por encher as bisnaguinhas de brigadeiro, por me ajudar em tudo o que eu preciso e principalmente, por compartilhar e realizar todos os meus sonhos e desejos, dos mais simples aos mais complexos... Obrigada! Eu não poderia ter escolhido uma pessoa melhor para ser o meu companheiro e o pai do meu filho! Te amo, pra sempre!!
Obrigada mais uma vez a minha sogra por ter feito João Paulo só pra mim....rsrsrsr
Por fim, agradeço a todas as pessoas que compareceram ao chá do meu filhote e puderam compartilhar com a gente tanta felicidade.
Obrigada!!
Beijos
Anne


Um comentário:

  1. Olá, gostaria de saber como fez o marcador de livro, foi pela internet em algum site? obrigado.

    ResponderExcluir