Páginas

sábado, 9 de junho de 2012

32 semanas - Faltam 56 dias!!


Meu corpo
É algo surreal assistir um pequeno pé circular em toda a sua barriga (e algo desconfortável começar a receber cotoveladas por um pequeno cotovelo na calada da noite). Agora que meu bebê está equipado, grande e móvel, virou  rotina receber chutes e cutucadas nos lugares mais inesperados.
Mudar de posição, dar uma caminhada ou beber um copo d'água ou de suco as vezes podem fazer um bebê muito ativo se acalmar por um tempo. 
Na verdade, até agora, os chutes dele não me incomodam como algumas pessoas falam... Na verdade, eu acho uma delícia!! E fico bem quietinha pra ele não parar de mexer... Gosto de sentir todos os movimentos do meu príncipe... Sei que estes momentos são mágicos e que eu vou sentir falta deles quando João Pedro nascer, então eu aproveito cada cotovelada... #mãesupercoruja!!
Daqui a mais algumas semanas ele não terá mais tanto espaço para as suas acrobacias. Vai ficar tudo muito apertado e estes movimentos tentem a diminuir. (Uma pena!)
Geralmente, esta é a semana em que começa a surgir um monte de dúvidas sobre o parto. Como certamente a minha médica vai querer me ver com mais freqüência durante este período,  vou aproveitar para sanar todas as minhas dúvidas. Aliás, segunda-feira (11/06), eu tenho consulta e já vou tirar todas as minhas dúvidas sobre o parto... Já quero deixar tudo mais ou menos acertado com ela. As coisas estão andando rapidamente não é??
A partir de agora, as consultas pré-natais devem ser quinzenais, pelo risco de surgimento de patologias como a pré-eclâmpsia (Pressão arterial ³ 140x90, associada a edema e à presença de proteínas na urina) e o trabalho de parto prematuro. Por isso, devem ser novamente solicitados o hemograma, exame de urina e de sífilis.
Nesta fase da gestação, entramos em um período em que qualquer indicação ou dor, pode ser indício de um trabalho de parto. Por isso, fiquemos muito mais atentas!
Meu corpo está começando a produzir um hormônio chamado relaxina, que é responsável por tornar a pélvis mais amolecida, proporcionando a flexibilidade necessária para o parto. A relaxina pode provocar inchaço nos pés. Como já contei pra vcs, os meus pés pararam de inchar e até agora continuam assim, magrinhos...rsrs
É nesse período, geralmente, que os seios começam a secretar pequenas quantidades de leite, chamado de colostro. Ainda não aconteceu comigo...
As contrações uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, podem ser percebidas. Eu ACHO que ainda não senti nenhuma contração de Braxton Hicks, ou se senti, não percebí.
Já está na hora também de escolher aquele que me orientará nos procedimentos com o meu bebê por alguns anos: o pediatra. Confesso que ainda não pensei nisso... Temos que decidir qual o plano de saúde que João Pedro vai ter para que eu já possa ir estudando os pediatras que atendem pelo plano... No meu, pediatra é artigo  de luxo... Vou começar a ver isso.
A partir de agora eu e João Pedro vamos ganhar bastante peso (pior parte). Eu, provavelmente, ganharei quase meio quilo por semana, e metade desse volume irá para o bebê. Ele provavelmente vai duplicar seu peso nas próximas oito semanas.

O bebê:


- O que será que João Pedro anda fazendo para ocupar o tempo? Ele provavelmente está bem ocupado: piscando, olhando em volta, pegando coisas, fazendo caras e bocas, praticando a respiração, fazendo xixi, ouvindo tudo ao seu redor, exatamente o que ele vai fazer em relação aos três primeiros meses de sua vida, sem a platéia adorável e os flashes das câmeras.

- Embora o bebê ainda permaneça ativo, os seus dias de praticar para tentar entrar no Cirque du Soleil estão quase terminado. Por esta época, João Pedro deve se acomodar de cabeça para baixo em preparação para o nascimento.

- A cor dos olhos agora é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor) usualmente acontece poucas semanas após o nascimento.

- Ele começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico.

- As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o bebê já pode se arranhar. 
- Os cabelos continuam a crescer.

- As conexões do cérebro estão mais completas.

- A audição está mais aguçada.

- Os toques finais da aparência do meu filho estão quase prontos. As pálpebras, sobrancelhas e os cabelos da cabeça estão bem nítidos. O cabelo (lanugem) que cobriu o corpinho dele desde o segundo trimestre está começando a cair, e cada vez mais a aparência dele se aproxima ao de um bebê recém-nascido.

- Até o final desta semana, o meu bebê irá pesar cerca de 1820 gramas e medir cerca de 43 centímetros de comprimento.
Fizemos uma USG esta semana e João Pedro está uma graça!! Foi lindo!! Os dedos dos pés levantados, chupando dois  dedos, um nariz arrebitado e beeeeemm cabeludo!! Vocês precisavam ver aquela boquinha gostosa sugando os dedos... Uma delíciaaa!! Por mim teria ficado alí o dia todo olhando pra ele... Meu filho está pesando 1600kg, mas a médica esqueceu de colocar o tamanho dele. A quantidade de liquido amniótico está normal, placenta grau 0 de maturidade, tudo normal - graças a Deus. Ahhhhhh, João Pedro virou, está na posição cefálica (de cabeça pra baixo) e isto durinho que eu sinto comprimindo meu diafragma é o bumbum dele...rsrsrs Segunda tenho pré natal e aí terei mais novidades...


Minha vida
Como todas as compras para o quartinho do bebê, não podemos esquecer outro importante espaço que necessita de compras: o banheiro.
Não, querida, não me refiro aquele kit de banho da Natura, mas sim a uma caixa de medicamentos essenciais (talvez você prefira colocar em outro lugar). Fazer um pequeno estoque de analgésico, medicação anti-gases, um termômetro, creme para assaduras e uma fralda  podem poupar-lhe uma procura por uma drogaria 24h às 2 da manhã.
Não esqueça que daqui algumas semanas um pequeno ser também usufruirá o carro e também precisa de segurança. A cadeirinha de carro é um dos equipamentos mais importantes, pois o bebê irá usá-la logo que sair da maternidade. Pode ter certeza que o bebê estará mais protegido na cadeirinha do que em seus braços.
O papai de João Pedro deu a cadeirinha e o carrinho pra ele de presente de Natal. Uma preocupação a menos...

Falando em segurança...

Sua barriga está grande e redonda e ao usar o carro o cinto de segurança é extremamente desconfortável, não é? Lembre-se que o cinto é um equipamento para sua segurança e obrigatório. Para melhor acomodação, o cinto deve ser de três pontos e use-o na altura dos quadris, abaixo da barriga. Ajuste-o para não te machucar.

Faz bem comer...
Para melhorar a azia, comuns no início e final da gravidez, é importante evitar café preto em jejum, chá preto e mate, evitar frutas ácidas e vinagre dar preferência para chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, chá de frutas, bebidas alcoólicas, excesso de açúcar, doces e gorduras, temperos picantes - como pimenta do reino e molho inglês - dar preferência para alho, cebola, cheiro verde, orégano, manjericão e coentro, evitar deitar logo após as refeições e fracionar a dieta, comendo devagar e mastigando bem os alimentos. Um copo de água-de-coco gelada geralmente é indicado para aliviar o enjôo e a azia durante a gravidez.
Beba bastante líquido e coma boa quantidade de fibras, para aliviar a constipação.
É bom fazer:
Entre em contato com o banco de sangue do cordão umbilical, se assim decidiram!
Compre o que ainda não comprou e precisa para o bebê

O que deve fazer:
Agende sua visita bi-mensal pré-natal para a médica.

É bom saber
Licença Maternidade. A funcionária gestante tem direito à licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

Futuro papai:

Parte do papel de pai é, sempre que possível, o acompanhamento de todas as consultas e exames da mãe, bem como a frequência de cursos de preparação para o nascimento. Estes ajudam no esclarecimento de dúvidas, na adaptação à nova situação e no ensino da preparação para o nascimento propriamente dito. O grande dia está se aproximando, tente não marcar nenhum compromisso para os dias que ela tiver consultas e aulas pré-natal.

Vai aqui umas fotinhas do nosso book:




Um ótimo final de semana pra todos!!
Beijos!
Anne

Um comentário:

  1. Lindas fotos! Pedi ao Marcelo me levar no Jardim Botânico no próximo fim de semana para tirar fotos, acredita que não tenho? Gostaria de saber notícias, vc está de quantas semanas hoje? quando nasce seu bebê?

    Quinta, dia 21 farei o primeiro ultrassom 3D e estou ansiosa para ver a minha menininha... Terminei o quartinho dela, mas ainda n preparei nada, bolsa maternidade, primeiro enxoval, kits necessários, estou tão perdida, preciso pegar uma dessas listas e correr para comprar, ainda tem a questão das lembrancinhas, ai é muita coisa para se preocupar, estou perdidinha!!! Beijos a vocês!

    ResponderExcluir