Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

31 semanas - Faltam 63 dias!!

31 Semanas: Tá chegandooo!!


31ª Semana de gravidez:

Chegamos na contagem com um único dígito (apenas nove semanas a frente!). No meu caso, provavelmente faltam 8 semanas, pq a minha médica já disse que se for cesariana fará o parto com 39 semanas. Queria muito fazer uma viagem com o meu marido este mês, afinal, nós dois estaremos de férias e provavelmente será a última viagem que poderei fazer por um bom tempo...Mas não sei se vai dar... Se não der, tudo bem, vamos aproveitar esat férias pra ficar bem juntinhos, assistir vários filmes e aproveitar... Na verdade, até fazer nada com João Paulo, é muito bom!! Seja o que for, é melhor fazê-lo logo porque em breve o bebê vai dobrar a esquina! Eu tenho certeza que apesar de todo o trabalho que todo mundo diz que eu vou ter, cuidar de João Pedro vai ser uma delíciaaaaa!!

Meu corpo

Minha mente talvez não esteja pronta para a chegada do bebê, mas o meu corpo já está fazendo preparativos. Uma das maneiras de se preparar é “praticando” o trabalho de parto com as contrações de Braxton Hicks. Felizmente, estas são geralmente indolores, embora um pouco chatas, uma vez que podem ocorrer frequentemente (no meio da noite, durante uma reunião importante, etc.)
Devido as contrações Braxton Hicks a gestante sentirá um repentino aperto no seu útero. Esta é apenas uma pequena prévia do que vai se sentir com as verdadeiras contrações. Elas geralmente começam a tornar-se perceptível em torno do oitavo mês e podem tornar-se muito fortes, até ao final da gravidez.
Embora eu não possa me livrar das contrações Braxton Hicks, existem algumas coisas que nós, gestantes,  podemos fazer para nos sentir mais confortáveis, como exercícios suaves (como caminhada) ou tomando um banho morno e relaxante.
Devido a pressão do diafragma pelo útero, nós poderemos sentir dificuldade para respirar. Mas antes do fim da gravidez essa situação pode melhorar. Após a trigésima quarta semana de gravidez, nós poderemos voltar a respirar normalmente, é quando o bebê “desce” já se preparando para o dia em que finalmente virá ao mundo. Eu ainda não sinto as contrações, eu acho... e também consigo respirar normalmente, apesar de sentir a cabeça de João Pedro logo abaixo do diafragma... Na verdade, o que me incomoda mesmo é a dor na coluna... Nossa!!

Meu bebê

A partir desta semana, o meu bebê continuará a ganhar cerca de 230 gramas por semana até pouco antes do nascimento (embora pareça ser muito mais). Outros destaques desta semana:
Devido ao crescente limite de espaço, os braços e pernas do bebê ficam bem próximos do corpo agora, essa posição é conhecida como a posição fetal. E Mais, o bebê agora pode processar as informações de todos os cinco sentidos, então ela vai estar tudo pronto para cheirar o purê de batatas, saboreá-lo, sentir a textura de quando colocar nos seus cabelos, ouvir você brigar para tirar as mãos sujas de batata da cabeça e, em seguida, até ver o flash da camera que você pegou para registrar este momento.
Até agora, apenas os pulmões, o sistema respiratório, é o único sistema que não está totalmente maduro. E por maturidade, não estou dizendo que o resto dos sistemas do bebê estão suficientemente maduros. Só quero dizer que os pulmões ainda precisam de um pouco mais de tempo, antes de poderem sair para o mundo.
Estou ansiosa para fazer esta ultasonografia dia 05... Louca pra ver o tamanho do meu filho.
Em média, ele pesa cerca de 1600 gramas e mede um pouco mais de 40 centímetros.

Minha vida

Como estou de férias este mês, vou  aproveitar para curtir o maridão, lavar as roupinhas do bebê, preparar as lembrancinhas do nascimento de João Pedro, comprar os itens do enxoval que ainda estão faltando e tentar deixar tudo pronto para a chegada do nosso príncipe!!
Ahh, esta semana tomarei a última dose do noripurum injetável uhuuuuuu, finalmenteeeee!! Depois vou repetir os exames pra saber como anda esta anemia... Espero não ter que ver aquelas ampolas tão cedo na minha frente! 
Obs: Algumas pessoas estão mandando e-mail me perguntando o saldo do chá de bebê, tipo se pelo que eu ganhei vale mais a pena fazer o chá ou comprar tudo. Eu acho que val a pena fazer o chá, mas vou postar esta semana a qunatidade de fraldas e de itens que eu ganhei pra cada um fazer a sua própria avaliação ok?

O que você está pensando…

" Acho que João Pedro vai ser bem parecido com o pai... e vai ter os hábitos noturnos da mãe, pq ele pula na minha barriga a noite toda!”

Faz bem comer…

Como normalmente o intestino fica “preguiçoso”, principalmente no final da gestação, pela posição do útero sobre o intestino e pela diminuição da atividade física, deve-se aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras cruas, legumes crus, frutas (mamão, caqui mole, laranja com bagaço, mexerica, uva, abacaxi com o miolo), cereais integrais, farelo de aveia, pão integral.

É bom saber…

Uma das grandes vantagens de exercitar-se enquanto se está grávida é que isso realmente ajuda seu corpo a enfrentar o desafio do parto. Os partos se tornam realmente mais fáceis, assim como a recuperação pós-parto, que se torna muito mais rápida. Eu continuo na hidroginástica, apesar do frio que está fazendo...rsrsr

Futuro papai

A mãe pode se queixar muito dos desconfortos dessa fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha fazendo massagens nas suas costas e pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para você lhe dar com esses desconfortos.Incentive ela a dormir de lado, caso ainda não estiver, pois é a melhor posição para dormir. É cada vez mais difícil de dormir confortavelmente conforme vai chegando ao final da gravidez.
Lembre-se: ela precisa que você esteja do lado dela e o que você fizer por ela, também estará fazendo pelo bebê. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.

Boa semana pra todos!
Fiquem com Deus!
Anne

0 comentários:

Postar um comentário