Páginas

domingo, 13 de maio de 2012

28 semanas - Faltam 84 dias

28 Semanas

Bem-vindos ao meu terceiro trimestre!

As futuras mamães que estão com 28 semanas são conhecidas pela sua falta de sono! Como comigo tudo acontece ao contrário, agora é que eu tô com sono, muitooooo sonooo!! Ler livros, que eu amooo, se tornou uma missão impossível. Olho a capa do livro e já tô dormindo... Assistir filme então, já era....rsrsrs. Pra mim que não tenho costume de dormir, isto é totalmente novo, mas é ótimoooo!!
Estar no terceiro trimestre significa também grande parte da minha anatomia e o bebê está pronto para vir ao mundo - ele está a preparar-se para respirar e meus seios já deveriam ter colostro, mas até agora nadaaaa, eles até pararam de doer... Sou toda ao contrário mesmo...
A partir de agora posso começar a sentir algumas contrações pois o meu corpo está preparando-se para o parto. Uiiiiii!! rsrs
Bom, tive consulta pré natal esta semana e está tudo bem com o meu gatinho. O coração bate forte, 150 batimentos por minuto. Fiquei meio chateada pq acho que tô engordando muito... 8 kilos até agora... Tá, eu sei que é o bebê, que o útero cresce, que tem o liquido amniótico, que as mamas crescem, sei de tudo isso... Mas vcs sabem... quem emagreceu não quer voltar engordar mais nunca, tenho tanto medo... Affff!! A médica me mandou procurar uma nutricionista... Acho que ela ficou com medo de eu parar de comer... Lógico que eu não vou fazer isso, mas já cortei pão a noite, agora só frango grelhado...
Continuo tomando 2 ampolas de noripurum venoso por semana pra tratar da anemia e fazendo acompanhamento com o hematologista.
A médica também me passou um creme para evitar o aparecimento de estrias e mudou o protetor solar.
O meu bebê é do tamanho de um repolho


Eu sempre penso em como o tão esperado novo membro da família será. E, na verdade, diz-se que esse constante pensamento é a nova obsessão de todas as mamães.
Ele vai dormir bem? Será que ele desenhará na mobília com caneta, canetinhas e afins?
Bom, se puxar a mim e ao pai vai ser beeemm gordinho na infância. Meu marido nasceu com mais de 4 kilos, já eu, nascí com 1,900kg. Eu era bem quieta qd criança, já meu esposo... Era um anjinho... rsrsrs. Realmente, aqui somos opostos, então fica difícil saber como João Pedro será... Vamos esperar ele nascer e eu conto pra vcs tá? A única certeza que eu tenho é que ele vai ser muito, muito amado!!

O meu bebê às 28 semanas

O bebê está começando a desenvolver mais gordura, por isso sua pele enrugada vai começar a ficar mais suave.
Os seus pulmões estão maduros o suficiente de forma que ele conseguiria sobreviver se nascesse agora! (Com ajuda de uma boa equipe médica, claro!)
Conforme o grande dia se aproxima, o bebê está ficando pronto para ir de encontro à luz no fim do túnel. Outros destaques desta semana:
Os olhos do meu bebê estão parcialmente abertos, e agora ele já pode piscar. Imagine meu filho piscando pra mim?? Que lindoooo! Os olhos dele tem cor. Pode não ser a cor definitiva, especialmente se estiver cinza claro ou azul. Os olhos normalmente não definem um tonalidade final até nove meses após o nascimento.
Meu João Pedro está bem gordinho em comparação a algumas semanas atrás, e agora, ele engorda 200 gramas por semana... Nossaaa!!


Sintomas de Gravidez às 28 semanas
Problemas para dormir! Como se aproxima a data do parto, provavelmente vai ter problemas cada vez mais com isso. Podem ser os hormonios ou nervos - ou ambos!
Falta de ar, pois o bebê continua a apertar os seus pulmões.
Dores - o terceiro trimestre pode ser muito desconfortável devido às flutuações hormonais e ao peso extra no seu corpo.
Contrações de Braxton Hicks - estas podem estar a ficar cada vez mais fortes ou mais frequentes!
Peitos gotejantes. Os seus seios podem já estar a produzir o primeiro alimento do bebé, uma substância amarelada chamado colostro!
Os meus sintomas agora são dores, muitas dores!! Dor de coluna, dor nas pernas, dói tudoooo!! Muito difícil achar uma posição confortável pra dormir... E, fome, muita fome!!

É bom fazer:
Festejar a entrada no 3º trimestre!! Já falta tão pouco!
Eu e meu esposo festejamos ontem viu? O início do terceiro trimestre, o dia da enfermeira e o meu aniversário de 2 anos de cirurgia! Bom demais!! Meu marido é show!!
Faz bem comer:
Utilize vinagre no tempero das saladas e evite o sal! Eis os benefícios dessa atitude:
Baixo valor calórico; um colher de sopa tem, em torno, de 1,28kcal;
Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal e podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação;
Melhora na digestão. O vinagre balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes e favorece a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo digestivo;
Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, combatendo os radicais livres, retardando o envelhecimento e previnindo contra o aparecimento de tumores cancerígenos;
Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenham esses benefícios, mas considera-se uma colher de sopa, uma boa quantidade.
Importante ressaltar que, se você tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos, não consuma vinagre, siga sempre as recomendações do médico.
Minha pressão arterial  continua excelente 100x60mmHg esta semana.

É bom saber
GINÁSTICA PRÉ-PARTO — FAÇA EXERCÍCIO E PREPARE-SE PARA DAR À LUZ
Uma das melhores formas de preparar o seu corpo para o parto é fazendo alongamentos.
"Fala-se muito de contracções durante o parto", conta Helene Byrne, especialista em ginástica pré-parto e preparadora pessoal. "Mas, na essência, dar à luz tem apenas a ver com abertura e descontração".
Conheça aqui um movimento que a ajudará a preparar o corpo para o parto:

Agachamento apoiado

1. Coloque-se de pé, em frente a uma porta aberta; ponha cada mão em cada maçaneta. Aponte os pés e os joelhos para fora, nas posições das 10 e das 2 horas. O uso de um bom calçado ajuda a manter a firmeza dos pés;

2. Agache-se, mantendo as costas direitas, flexionando profundamente os joelhos. Mantenha-se na posição de agachada enquanto se sentir confortável;

3. Firme bem os pés no chão e use as ancas, as nádegas e os braços para se içar até ficar novamente de pé.

Todos conhecemos os benefícios da prática de exercício antes do parto; é bom para si e para o bebê, recupera-se a forma física após o parto de forma muito mais fácil e pode acelerar o trabalho de parto, tornando-o mais fácil de suportar. Mas, quantas grávidas continuam a frequentar a academia quando a barriga atinge o tamanho de uma bola de basquetebol?

Eu faço hidroginática e amooooo!!  Pretendo fazer até o parto, ou até qd der... É uma delícia, faço atividade, relaxo e o melhor: O professor é meu esposo, então é tudooooo de bom!!

Futuro pai
Vamos celebrar o trimestre final. Vá ao shopping e compre algo para o bebê e, é claro, para a sua esposa. Faça massagem com óleos sobre o abdómen e nos pés da futura mamãe; ela vai adorar. Esteja envolvido com esse final de gestação e dê o máximo de sua atenção a ela. Agora, a sua esposa precisa mais do que nunca.
É mesmo verdade que o pai recente também sofre alterações hormonais, como a redução dos níveis de testosterona e o aumento dos níveis de estrogênios; tudo associado à necessidade de prestar cuidados físicos e emocionais ao bebê.

Bom, eu já disse que não tenho do que reclamar do meu esposo né?? Ele compra tudo que o bebê precisa, sem esquecer da mamãe aqui. Me ajuda qd eu tô cansada, faz as atividades domésticas junto comigo, ou sem mim quando eu estou com muita dor... É carinhoso, faz massagem quando a minha coluna dói, ou quando os meus pés estão inchados... João Paulo é um filho ótimo, um marido maravilhoso  e eu tenho certeza que será o melhor pai do mundo. Ahhh, sou suspeita pra falar de João Paulo pq eu sou fã de carterinha dele. Amooooo!!

Genteeee, vou postar algumas fotos do quarto de João Pedro ganhando forma:
Um agradecimento especial ao meu tio Fauzi e a vovó Antonieta por terem dado este presente ao nosso João  Pedro:





Uma boa semana pra todos!!

Beijosss

Anne

0 comentários:

Postar um comentário