Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2012

16 semanas

16ª semana de gravidez

Engraçado como todos que nunca estiveram grávidos pensam que todas  as mudanças, pelas quais nós (grávidas) estamos passando, estão localizadas apenas no útero. Ninguém menciona o nariz entupido, a coceira na pele, a dor ciática ou os surtos de emoção. Mas basta lembrar, apesar de todos os horrores que nosso corpo enfrenta, haverá uma grande recompensa em apenas alguns meses.Uhuuuu!! Não vejo a hora!!
Ontem sentí pela primeira vez a dor ciática... Nossa... Achei tão estranho...rsrs!

Meu corpo

Não, ao contrário do que meu marido pensa, eu não tem superpoderes, embora me sinta como se tivesse. Agora, consigo sentir o cheiro da pizza, dos alimentos queimados ou de um sanduíche a quilômetros de distância. Por sinal, não como mais pizza (que eu amava), acho muito enjoado... Também não como chocolate, nem doce de leite, nem manteiga... Engraçado que hoje eu não entendo como eu conseguia comer essas coisas... Enjoadas demais! O aumento da sensação de odor não é o único novo truque que meu nariz vem fazendo. Tenho congestão nasal com mais frequencia e hemorragias nasais também.
Embora a congestão nasal relacionada à gestação seja chata, geralmente não causa nenhum problema e desaparece depois de o bebê nascer. Meu volume sanguíneo está aumentando, e isso afeta os níveis estrogênicos, que por sua vez, incham a mucosa nasal. Esse volume aumentado faz com que o coração bata mais forte e rápidamente  para manter a oxigenação fetal. Mas não é um problema de coração. Se você tb está enfrentando uma série de hemorragias nasais, pode ser uma indicação de pressão arterial elevada. Não é o meu caso. Minha pressão é sempre 100x70mmHg. Com quedas bruscas de vez em quando...rsrs. Graças a Deus! Que continue assim.
Como o meu olfato está no piloto automático, então tento evitar passar por perto de churrascarias e lanchonetes; o cheiro de fritura me mata!!Enfim, evite alimentos de difícil digestão, ricos em gordura, frituras ou pouco nutritivos.
Meus seios ainda estão sensíveis, especialmente os mamilos, e eles continuam a crescer, crescer e crescer. Ainda não tenho colostro (rico em nutrientes e anticorpos).
Conforme o meu bebê cresce e desenvolve-se, ocorre o mesmo com o útero e a placenta. Há seis semanas, meu útero pesava 140 gramas; agora tem 250. A quantidade de líquido amniótico em volta do bebê também aumenta. Há, no momento, em torno de 250ml de líquido. O útero pode ser sentido a 7,6cm abaixo do umbigo.

Meu bebê

Sabe aquela câmera digital? Seria mais útil agora se pudesse tirar foto dentro do meu útero, o meu bebê está praticando todos os tipos de expressões faciais, tais como sorriso, bocejo e caretas (já está treinando para fazer bico quando crescer, igualzinho a mãe).
Vejam as maravilhas que estão acontecendo dentro de mim:
  • A pele do bebê ainda é translúcida e enrugarinha, bem semelhante a um velhinho, mas em breve irá acumular mais gordura abaixo da derme (camada profunda da pele, onde começa a irrigação sanguinea e a terminação nervosa). Se eu pudesse ver dentro de mim, nesse momento, conseguiria ver todas as veias sob a pele do bebê. E falando nisso, o coração do bebê bombeia cerca de 24 litros de sangue por dia. Além disso, os olhos dele estão em seu destino final, na frente e não para os lados;
  • As unhas estão bem formadas e pernas estão mais longas que os braços.;
  • Dependendo da sensibilidade da mãe e da preguiça do filho rsrs, já é possível começar a sentir os movimentos do bebê mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres. É o meu caso. Infelizmente ainda não consigo sentir João Pedro dando cambolhotas dentro da minha barriga. Não vejo a hora de sentir isso!
  • A medida do meu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 108 e 125mm. Ele deve pesar 85g aproximadamente;
  • O cordão umbilical está agora firmemente preso à barriga do meu bebê, assim, fornecendo os nutrientes necessários;
  • Geralmente, é com 16 semanas que se descobre o sexo do bebê. Se você ainda não sabe, vá correndo fazer um ultrasom. Eu já sei que o meu é um garotão!!
  • Uma outra novidade muito boa,  é que o bebê já está mais receptivo aos estímulos externos. Isso significa que eu e meu esposo já podemos conversar com o nosso filho e, inclusive, colocar músicas para ele ouvir. Você deve estar pensando: por que botar música para o bebê ouvir? Isso pode trazer benefícios? Sim. Não só a música pode trazer benefícios, e sim qualquer coisa que faça com que a mãe sinta prazer ou relaxamento. Além disso, um estudo realizado na República da China, indicou que as gestantes que ouvem música pelo menos 30 minutos todos os dias, podem apresentar menos sintomas de estresse e depressão. Então, escutemos música!! Adorooo!!
Só a nível de curiosidade, meu útero está do tamanho de uma pêra e a barriguinha começa a aparecer...

 

Minha vida

A essa altura, mesmo tão pequeno, meu filho já causou uma reviravolta na minha vida, como mulher, como esposa, e como mãe. É verdade, eu já penso como mãe. E é maravilhoso! Saio pra ocmprar roupa pra mim e termino perdida na sessão de bebê. Esqueço a minha roupa e volto com uma havaiana, com camisas sociais, bodys, e bermudinhas estilosas para meu filho... Só consigo pensar na reforma da minha casa e em como vou decorar o quarto de João Pedro... Minha cabeça não pára! Decidí que o enxoval vai ser azul, bege e branco. Mas tenho dúvidas se pinto uma parede, se coloco papel de parede, se coloco uma prateleira aqui ou alí, o tema do quarto, onde encomendar o kit de berço... Ufaaa, é tanta coisa!! Mas é uma delícia!!

O que você está pensando...

"Bom, meu bebê já pode ouvir. Que tipo de música coloco para ele curtir?"

Faz bem comer...

Abacate: Considerada uma rica fonte de fosfaato, vitamina A e potássio, tem mais proteína que qualquer outra fruta: cerca de 2g para cada porção de 110g. Possui, ainda, ferro, magnésio e vitaminas C, E, B6. Seu único inconveniente é o alto teor calórico - 110g contêm cerca de 200 calorias. Também é bom saber que traz efeitos benéficos ao couro cabeludo e à pele. É suavemente laxativo.
Abacaxi: É rico em diversos nutrientes. Trata-se de um ótimo alimento para o verão, pois é composto por 86% de água, ajudando na hidratação do organismo, essencial nessa época do ano. Além disso, possui vitamina A, boa à pele e aos olhos; e ainda vitamina C, favorecendo boa dentição e facilitando  a circulação sanguínea.
O que evitar comer:
  • Frituras; nunca ultrapasse uma vez por semana;
  • Gordura hidrogenada, a chamada gordura TRANS, a mais prejudicial à saúde do seu coração. Ela está contida na maioria dos produtos industrializados, como bolo, biscoito, margarina e doce comercializado;
  • Açúcar branco; quando tiver vontade de comer doce, prefira frutas ou gelatina diet.

É bom saber...

Colostro é uma forma de leite, de baixo volume, secretado nos primeiros dias de amamentação pós-parto. No entanto, tem maior valor nutritivo que o próprio leite e transmite ao bebê anticorpos maternos, protegendo-o contra algumas doenças. É composto de vários fatores para o desenvolvimento e à proteção - como água, leucócitos, proteínas, carboidratos e outros . O colostro vai se transformando, gradativamente, em leite maduro nos primeiros 15  dias pós-parto.
É importante ainda ressaltar que ele não passa para o recém-nato todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Contudo, ele é muito importante, visto que é por meio dele que o bebê recebe imunidade contra certas doenças e parasitas que podem vir a atacá-lo nos seus primeiros dias de vida, como a tuberculose e sarampo, dentre outras. Talvez faça-se necessário um suplemento nutricional, durante esse período, porém, a prescrição fica a critério do pediatra.

Bom, é carnaval é não viajamos porque temos que economizar né? Mas estamos curtindo nosso carnaval em casa, assistindo filme juntinhos e sonhando com a chegada do nosso anjinho.
A todos um ótimo carnaval!
Tenham juízo!
Fiquem com Deus!
Beijos
Anne

0 comentários:

Postar um comentário