Páginas

sábado, 4 de fevereiro de 2012

14 semanas

Meu bebê

Já passei por um terço do caminho! Uhuuuuuu! Dizem que agora é que as "grandes coisas" acontecem, como o desenvolvimento do esqueleto e dos demais órgãos. O bebê inicia um período de rápido crescimento cerebral, acúmulo de gordura entre outros trabalhos.
Destaques desta semana incluem:
  • O meu filho(a) agora tem impressões digitais! Acredite ou não, ele criou as impressões digitais sozinho enquanto nadava no líquido amniótico. Conforme movias as mãos a pele nas pontas dos dedos adquiria uma forma única, aquelas ranhuras. É por isso que ninguém sobre a terra tem as mesmas impressões digitais, nem mesmo gêmeos idênticos! Interessante, não é? Os braços do bebê estão na proporção do seu corpinho, mas suas pernas ainda estão curtas em comparação ao resto do corpo;
  • Mecônio, constitui-se nas primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido. O intestino dele está começando a se carregar de mecônio nesta semana. Dizem que azeite de oliva é uma das poucas coisas que pode tirar aquele troço pegajoso do bumbum do bebê. Não sei se é verdade, mas qd nascer eu conto se deu certo.rsrsr
  • O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. Nesse ponto, meu pequeno ser recebe todo alimento da placenta.
  • Meu bebê continua ganhando novos talentos impressionantes, como a pratica e o controle de movimentos musculares voluntários, isto irá ajudá-lo a sujar a cozinha enquanto eu estiver tentando alimentá-lo, mais só mais tarde;
  • Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve. Se eu vou ter a minha Nicolly, é interessante saber que no momento ela tem cerca de 2 milhões de óvulos em seus ovários; até o nascimento, terá apenas 1 milhão e quando completar 17 anos,  estará carregando cerca de 200.000 óvulos (quem foi que contou tudo isso?);Não sei!
  • O bebê está se alimentando através da placenta. Por isso,  tudo o que eu como pode penetrar na parede da placenta e influenciar na saúde dele. Vale ressaltar que, além dos alimentos que eu como, produtos que entram em contato com a minha pele também podem impactar na saúde do bebê. 

É bom saber...

Para que Serve a Placenta e o Cordão Umbilical?

A placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebê faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é boa a placenta não deixa passar. O crescimento intrauterino depende muito do bom funcionamento da placenta. O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebê até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebê para que faça trocas com o organismo materno. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.

Exposição ao sol na gestação

Na gravidez, aumenta a chance de manchas aparecerem porque as células responsáveis pela pigmentação da pele são mais estimuladas. Caso surjam, as manchas podem se acentuar com a exposição ao sol. Por isso, o ideal é ficar longe dele e usar filtros solares com fator de proteção 25, no mínimo. Quem trabalha na rua ou se expõe à luz fluorescente deve aumentar a proteção para 30. Quem já tem manchas deve usar filtro com fator de proteção solar ainda maior.
Cremes com vitamina C não interferem na gravidez e podem ser usados à noite, para ajudar a clarear a pele. Após o parto, as manchas tendem a regredir em seis meses. Se não desaparecerem, então é hora de consultar um dermatologista para receber a indicação adequada de tratamento.

Estou ficando até cuidadosa. Aquelas manchas de gravidez no rosto são horríveis, por isto estou me cuidando. Usando protetor solar para o rosto, fator 50 da Boticário. Escolhí esta marca pq achei menos oleosa, já que eu odeio cremes e afins, e pq o cheiro não é enjoado... Nesta fase em que me encontro de enjoos, qt menos cheiro, melhor. Também estou usando todos os dias antes de dormir óleo de amendoas e hipoglos com amendoas nas mamas e na barriga para evitar as favigeradas estrias.
Minha cidade está um caos por causa da greve da policia militar, e a orientação é que a população não saia de casa, por isso hj não conseguí fazer a ultra-som. Remarquei para a próxima sexta - feira. Foi até bom, o Bebê estará maior semana que vem. Fica mais fácil a visualização do sexo. Estou bem ansiosa pra descobrir.
Quanto a mim, estou me sentindo um pouco melhor. Continuo enjoando muito, vomitando, mas estou um pouco mais disposta, menos cansada e menos chata! Uhuuu, graças a Deus. Eu estava insuportável! No entanto, uma coisa mudou: Estou com uma insônia absurda! Esta semana ví o dia amanhecer por quase todas as noites. Uma noite dormí por 20 minutos, na outra por 2 horas. O máximo foram 4 horas. Tenho que lembrar de falar isso para Drª Marcia na próxima consulta.
Continuo em uso de Meclin, Noripurum e Centrum. Eu acho que tô comendo muito. Ando até com medo de subir na balança... Devo ter aumentado 1 kilo. Esta semana vai ser muito importante. Vamos começar a reforma aqui em casa, vou comprar o berço, guarda roupa, sofá - cama e poltrona de amamentar para o quarto do bebê, vou fazer a ultra som, começar a hidroginastica e acredito que as aulas do ballet começam esta semana também. Bem agitada né?
Vou informando a vocês todas as novidades!
Só a nível de curiosidade, meu útero agora está do tamanho de um limão:

Bom final de semanas pra todos!
Beijosss
Anne

0 comentários:

Postar um comentário