Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

15 semanas e novidades!!

Meu corpo

Gente, acho que eu estou começando a me sentir melhor... Continuo vomitando, enjoando, só que bem menos... Tô menos chata tb... Graças a Deus!! Não estava me suportando! Os seios não doem mais, a energia voltou, uhuhuuuu!! Tanto que hj passei o dia graxeirando, nunca mais tinha me sentido tão diposta. Muito bom!! Só não estou melhor, pq estou com a garganta inflamada e uma tosse enjoada, mas comparando com como eu estava me sentindo há uma semana, afff, estou ótima!! Minha barriga está ficando endurecida, já dá pra saber o tamanho do meu útero. Não vejo a hora da minha barriga crescer! Continuo com insônia... Trabalhei o dia todo, e são quase uma da manhã e aqui estou eu atualizando o blog, seu um pingo de sono... Minha cabeça não pára!!

Meu bebê

O Meu pode está fazendo uma festa na Bolsa amniótica (que ele chama de casa). Dizem que se eu começar a sentir a minha barriga um pouco alvoroçada, pode ser que não seja fome ou gases, talvez seja o bebê pulando e dando soquinhos na minha barriga.Ainda não sentí isso, mas fico atenta o tempo todo. Nem sei se vou saber diferenciar.
Veja o que mais deve está acontecendo esta semana:
  • A cabeça do bebê já está bem segura sobre um pescoço bem formado. As sobrancelhas e cílios começarão a crescer. O cabelo também está com um estilo bem criativo;
  • A pele ainda é muito fina. As veias podem ser vistas através dela. Uma fina camada de pêlos, chamada de lanugo, cobre o corpo do bebê. Geralmente desaparece ou diminui consideravelmente antes do nascimento;
  • Apesar dos olhos do bebê estarem fechados e selados, eles já são sensíveis à luz. Os olhos e ouvidos dele, finalmente, estão com suas características reais agora.  Os olhos continuam a se mover para o centro da face mas ainda estão bem longe um do outro. Enquanto o bebê estiver praticando sucção e deglutição ele poderá também soluçar. Ele soluça quando engole um pouco de líquido amniótico. Soluçar um pouco, além de ser normal, faz bem para o bebê! Já soube que qd ele estiver soluçando, sentirei uns pulinhos na barriga;
  • Os ossos do bebê estão retendo bastante cálcio, devido a isso estão começando a ficar cada vez mais duros;
  • Outra novidade desta semana é que o bebê irá começar a exercitar os seus músculos, e talvez eu comece a sentir o bebê fazer os seus primeiros movimentos na minha barriga. Tomaraaa! A princípio deve um pouco estranho, mas logo logo eu me acostumooo e vou achar o máximo!!
  • Durante o próximo mês, meu bebé irá crescer mais rapidamente, por isso, devo ingerir alimentos nutritivos e fluidos (água, sucos,...) suficiente para apoiar o seu crescimento. 

O que eu estou pensando...

"Por que eu sinto como se tudo isso estivesse acontecendo tão rápido e tão lentamente ao mesmo tempo?!"

Faz bem comer...

Nesta semana meu bebê vai precisar de uma dose extra de cálcio! Preciso comer proteínas, vitaminas, ferro,... Veja alguns alimentos ricos em cálcio: leite; iogurte; peixe; espinafre; amêndoa; gergelim; sardinha; flor crua de brócolis; aveia; couve-manteiga; avelã; castanha-do-pará; agrião.
A absorção de cálcio pode ser prejudicada por alguns fatores, como a presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos principalmente. Por isso, procure não consumir alimentos ricos em ferro junto aos abundantes em cálcio.
Dicas nutricionais para melhor aproveitamento dos nutrientes dos alimentos:
  • Cozinhe os alimentos com casca e só depois os descasque;
  • Não cozinhe demais os legumes. Isso evita a perda de vitaminas e minerais;
  • O ideal é comer verduras cruas;
  • Coma frutas como maçã e pera com casca;
  • Consuma frutas logo depois de cortadas;
  • Prefira cozinhar com óleo ao invés de banha;
  • Quando for ao mercado, veja o prazo de validade dos produtos;
  • Guarde frutas e legumes em lugar fresco, à sombra ou nas gavetas de baixo da geladeira. Elas devem ser consumidas dentro de uma semana;
  • Coloque os vegetais para cozinhar em panelas tampadas e com o mínimo de água fervida possível;
  • Dê preferência ás panelas de ferro, de porcelana, de vidro ou de barro para o cozimento. As de alumínio ou as antiaderentes, com o uso, liberam substâncias tóxicas que ficam impregnadas nas frutas e nos legumes;
  • Reutilize a água do preparo dos alimentos para fazer arroz, feijão, sopas e molhos, pois ela é rica em nutrientes e em sais minerais.

É bom saber...

Como usar o cinto de segurança corretamente:
Um detalhe que você deve prestar atenção, enquanto estiver dirigindo, é a forma correta de colocar o cinto de segurança.
Cinto de Segurança
O modo correto de usar o cinto de segurança e evitar que ele se torne uma arma em caso de acidente, é colocar a faixa diagonal do cinto passando pelo tórax e a faixa inferior posicionada embaixo da barriga, assim como na imagem acima.

Só a nível de curiosidade, meu útero está do tamanho de uma maçã:

0 comentários:

Postar um comentário