Páginas

domingo, 1 de abril de 2012

22 semanas

Meu corpo

Infelizmente, comer por dois não significa tomar muitos milkshakes, sorvetes e comer hambúgueres; enfim, duplicar a ingestão calórica. Uma grávida deve ingerir, em média, 300 calorias extras por dia. Encontrar o requerimento energético ideal é difícil, porque se correlaciona ao peso da mulher antes da gestação, ao ganho de peso, ao período gestacional e à atividade física. Minha médica disse que eu tenho que engordar no mínimo 11 kg e no máximo 16,5kg. Não quero nem me imaginar com 10 kg a mais...Affffff!! Até agora ganhei 3 kg. De acordo com as Quotas Dietéticas Recomendadas (RDAs), é necessário um adicional de 300 calorias,  em especial no segundo e terceiro trimestre.
Às vezes é mais fácil para grávidas comer cinco ou seis pequenas refeições por dia, no lugar de três grandes refeições. Aqui em casa tem um estoque de cream crackers, e biscoito club social natural para que eu sempre tenha algum alimento para mastigar ao longo do dia. Tive consulta com a minha obstetra esta semana e surgiu um sério problema muito comum a grávidas e bem piorada em que se submete a cirurgia bariátrica. ANEMIA! Em pacientes bariátricos o ferro é mal absorvido pelo organismo, por isto a atenção tem que ser rereredobrada. Eu tomo noripurum desde o início da gravidez, mas parece que não tá dando muito certo... Minha médica ficou preocupada e me pediu pra fazer  acompanhamento a gravidez toda com um hematologista conhecido dela. Não conseguí marcar pelo meu plano,  mas como é urgente, marcamos particular mesmo. Só conseguí para o dia 18 de abril. Me sinto um pouco culpada pq sei que não me alimento direito e ainda vomito muito... Tem dias que não sinto nada, já outros passo o dia todo vomitando... E pra falar a verdade eu ando sentindo tanto dor no corpo, tanto cansaço, que nem me animo pra cozinhar... A médica disse que os meus níveis de cálcio estão bons, o problema é a hemoglobina e a ferritina que estão bem baixos. Mas mudamos as medicações, vou fazer acompanhamento com o hemato e vai dar tudo certo... Na verdade eu  tô reclamando das dores aqui no blog, mas até agora pouquíssimas pessoas sabem disso tudo... Pelo meu filho todas as dores do mundo valem a pena!! Por isso elas se tornam bem pequenas diante da felicidade que eu sinto em tê-lo crescendo dentro de mim!
Meu útero está 2 centímetros acima do umbigo. E, juntamente a ele, eu acho que outras partes do meu corpo também aumentaram de proporção. Por exemplo,  meus tornozelos parecem maiores e minhas sandálias estão mais apertadas, especialmente no final do dia. Meu marido comprou uma almofada para que eu sempre durma com os pés elevados e pra apoiar a coluna ela é boa tb. De alguma forma, está começando a ficar divertido estar grávida; agora todo mundo sabe que eu não estou gorda pois a gravidez é facilmente notada.

Meu bebê

Fiz a USG morfologica esta semana. Meu filho é PERFEITOOOOO!! Affff, fiquei tão feliz!! Todos os órgãos funcionando bem, o lábio superior fechadinho, as 4 cavidades do coração em perfeito funcionamento, o nariz, as mãos, as pernas, os pés, todos os ossinhos, o pintinho, ví tudooooo!! Lindo, lindo!!Ahh, ele estava sentado e o médico disse  que ele tava todo enfezado... Não tava gostando da gente invadindo o território dele não... Cismado como a mãe... kkkkkkkkkkkkk
Nesta semana as mãos do meu João Pedro,  têm crescido e estão mais fortes e as terminações nervosas dos dedos estão desenvolvendo o tato. Ele está testando suas novas habilidades tocando seu rosto e pegando o cordão umbilical.
Outros desenvolvimentos interessantes:
  • Eu estou criando um pequeno Einstein. O cérebro do meu bebê está se desenvolvendo rapidamente esta semana, e continuará assim até os cinco anos, então vou comer muito Ômega 3;
  • O cabelo dele agora está curtinho e branco, não importando qual a cor que ficará (preto, ruivo, castanho, loiro). Neste momento o bebê ainda não tem pigmento no cabelo; Se puxar a mim vai ter o cabelo beeeeeemmm pretinho!
  • O bebê está desenvolvendo o senso do paladar e pode ser capaz de detectar sabores fortes no líquido amniótico. Se pudesse ver no meu interior, enxergaria  João Pedro colocando a língua para fora para saborear e depois fazendo careta. Ugh! O líquido amnótico não deve ser nada gostoso!
  • As unhas do neném estão crescidas e cobrem toda a região destinada a elas nos dedos. Os cílios e sombrancelhas também estão finalizados;
  • O sistema límbico, responsável por controlar as emoções e sentimentos do bebê está se desenvolvendo, e por incrível que pareça, isto fará com que eu mude de humor nas próximas semanas; Não sei se isto é bom  ou ruim...rsrsr
  • O bebê tem uma aparência muito magra, mas bem desenvolvida.  A medida dele(a) esta semana, da cabeça aos pés, está em torno de 27 centímetros. O peso do bebê é de 450 gramas. Então, apesar da minha anemia, João Pedro está se desenvolvendo muito bem. Está enormeeee!!


Minha vida

As coisas estão entrando nos eixos... Estou menos ansiosa... Tentando colocar na minha cabeça, que eu tenho é que curtir esta etapa tão sonhada da minha vida e parar de me preocupar tanto... Pra que que eu tô procurando creche se eu só vou precisar delas no ano  que vem? Pra que me preocupar com tanta coisa que ainda faltam 4 meses pra acontecer?? A medida que elas forem acontecendo eu vou resolvendo... Um passo de cada vez...

O que eu estou pensando...

Quem serão as primeiras pessoas a conhecer João Pedro depois de mim e João Paulo: 
Meu pai, minha mãe, meu irmão, minha cunhada, minha sogra, Eurípedes e minha amiga Fátima Prado. Tenho certeza!!! Muita gente vai vir, muita gente que eu amo... Mas tenho certeza que estes serão os primeiros...

Faz bem comer...

Não deixe de ingerir muito líquido, de preferência água e sucos naturais. O de laranja é sempre bem-vindo, pois além de não conter muitas calorias, como os refrigerantes, é rico em vitamina C e só faz bem, especialmente se estiver bastante quente em sua cidade.
Não descuide na ingestão de cálcio. Ele é um poderoso mineral que durante a gravidez é essencial para que o bebé desenvolva ossos fortes, um coração saudável, uma boa dentição, um bom sistema muscular, um bom sistema nervoso, enfim para tudo. Se você não ingerir a quantidade necessária, o seu neném retirará o cálcio que necessita dos seus ossos, o que mais tarde pode trazer a você grandes problemas de saúde como a osteoporose.
  
É necessária a ingestão de 1.000 mg de cálcio diariamente, pois é o máximo que o corpo consegue absorver por dia. Esta ingestão de cálcio deve iniciar-se antes de engravidar e prolongar-se durante toda a gestação,  e até mesmo depois da mesma. Durante os últimos 2 trimestres  e durante a amamentação o seu corpo irá absorver mais cálcio dos alimentos do que quando não se está grávida. Infelizmente muitas mulheres não tomam a quantia necessária. Muitas gestantes  também apenas confiam na ingestão do mineral através de suplementos, esquecendo-se que os alimentos ricos em cálcio também são muito importantes.

Exemplos:
  • 1 iogurte magro: 414 mg
  • 100 gramas de bacalhau: 225 mg
  • 1 copo de leite magro: 302 mg
  • 1 chávena de brócolos cozidos: 90 mg
  • 110 gramas de iogurte de fruta: 315 mg
  • 100 gramas de brócolos crus: 400 mg
  • 220 gramas de requeijão: 300 mg
  • 2 fatias de pão enriquecido com cálcio: 300 mg
  • 100 gramas de sardinhas: 300 mg
  • 100 gramas de salmão: 211 mg
  • 30 gramas de queijo Cheddar: 202 mg
  • 120 gramas de tofu: 166 mg
  • 100 gramas de amêndoas: 254 mg
  • 100 gramas de feijão branco miúdo: 476 mg.
Bom apetite!

É bom saber...

Só para lembrar... Agora que nossa barriga está maior, na hora de dirigir, não deixe que o cinto de segurança fique em cima do abdômen. Obviamente o acessório pode e deve ser usado durante toda a gravidez. mas coloque-o de forma que este esteja em volta da barriga; nunca em cima.

Futuro papai

É o homem mais feliz do mundo, precisa dizer mais alguma coisa?? Depois de uma fase meio chatinha, João Paulo está curtindo cada minuto... Ele sempre foi super carinhoso, atencioso, prestativo, preocupado e agora está ainda mais... Ele ficou babando na USG... Um encantamento só... Aqui em casa não teve discussão por causa do nome do bebê, pq os nossos filhos tinham nome desde que começamos a namorar... Se fosse menina ele colocou Nicolly e se fosse menino, eu queria Pedro. Sempre gostei muito do nome. Como ele e o irmão se chamam João (João Paulo e João Henrique), eu também quis que o filho dele se chamasse João, por isso João Pedro. Ele achou o máximo!! Pois é, a única coisa que eu posso dizer é que o futuro papai aqui está radiante. Ahhh, falando nisso, FELIZ DIA DO HOMEM para todos eles, em especial para os homens da minha vida, meu esposo João Paulo, meu pai Elias, Meu irmão Illo e o meu tio Fauzi. Amo muito vocês!!

Uma ótima semana pra todos!!
Beijos
Anne

0 comentários:

Postar um comentário