Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

21 semanas

1 comentários
Meu bebê

Estou louca pra sentir João Pedro fazendo acrobacias dentro de mim, mas ele é preguiçoso viu? Sinto um reboliço na barriga, mas ele mexendo mesmo, ainda não... Vou reclamar toda semana, até ele resolver mexer... rsrsr.
  • Agora o bebê já tem versão semelhante a que vai nascer, porém menor. Todas as suas características faciais estão formadas, o cabelo está crescendo em sua cabeça. Ela está mesmo agindo como um bebê e irá ocasionalmente chupar o polegar, bocejar, entre outras travessuras.
  • Os batimentos cardíacos do bebê estão ficando mais fortes e podem ser ouvidos através do bom e antiquado estetoscópio. Impressionante como eu tenho sonar e estetoscópio ao meu alcance o tempo todo e nunca peguei para auscultar o coração do meu filho. Vou fazer isto amanhã mesmo. Até a 21ª semana, a medula óssea fetal começa a criar células de sangue (leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos) feito anteriormente pelo fígado e baço. Isto pode não parecer excitante, mas é uma boa notícia.
  • O líquido amniótico que tem sido o colchão do meu baby, agora tem, também, outro propósito: Meu bebê está usando o referido liquido para a "prática" de deglutir. Sim, isso soa nojento (tal como muitos outros aspectos da gravidez), mas é um passo importante para o bebê, desta forma ele será capaz de deglutir assim que estiver no mundo real. O bebê já estava engolindo líquido amniótico há um tempo, mas agora, finalmente, os intestinos estão desenvolvidos o suficiente para que ele absorva pequenas quantidades de açúcar contidas no líquido amniótico. O especialistas acreditam que engolindo o líquido aminiótico, permite o amadurecimento do sistema digestivo e condiciona-o a funcionar corretamente após o nascimento do bebê. E ser capaz de digerir o açúcar é efetivamente importante em todas as fases da vida. Ele também absorve água e cria restos que serão mandados para o intestino grosso.
  • A medida de João Pedro esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 18cm. O peso dele agora é de aproximadamente 310 gramas. Ele estão mais ou menos do tamanho de uma cenoura.
 Amo esta foto! O bebê Samuel, com apenas 21 semanas, segurou a mão do médico enquanto ele fazia um procedimento com o bebê intra útero! Linda demais!!

Faz bem comer
  • Batida de frutas com laranja e banana. Pois tem vitamina C, potássio e cálcio, essenciais para a mamãe.
Minha vida
  • Bom,  ando bem estressada estes dias... É um marceneiro picareta que eu arranjei, um pedreiro enrrolado que disse que terminava a reforma em 15 dias e já tem quase dois meses e ainda está beeemmm longe de acabar... Um estresse, afff!!
  • Tenho várias preocupações sobre quem vai cuidar do meu bebê quando eu voltar a trabalhar... É, pode dizer que é loucura... Ainda faltam quatro meses para João Pedro nascer, mais quatro meses de licença maternidade, mais um mês de férias é eu já estou super, hiper, mega preocupada quanto ao assunto... É, eu sou neurótica!! 
  • Já queria que o quarto do bebê estivesse todo arrumado, já queria saber a data do parto, já queria que tudo estivesse pronto... Ai meu Deus, é um teste de paciência constante!! E eu vou contar pra vcs... Paciência não é uma das minhas virtudes!! Não é mesmo!! Felizmente estou conseguindo dormir com a medicação que estou tomando... Durmo e acordo estressada, mas pelo menos durmo né?
  • Quanto ao quarto do bebê os móveis só chegam em maio. Já colocamos um lustre de sol bem lindo, com luzes azuis para acalmar o meu filho... Pq com a mãe que tem ele vai precisar de muitas luzes azuis para ser calmo. Deus ajude que puxe ao pai... A calma em pessoa!! Ahhh também optamos por colocar persianas no quarto ao invés de cortina. São mais fáceis de limpar.
  • Quanto a mim, amanhã farei a USG morfológica. Estou beeeemmm ansiosa. Pra variar!
  • Na quinta tenho consulta com a minha médica pra levar a USG e os meus exames laboratoriais, que não estão nada bons... Depois eu venho postar o resultado da minha USG e relatar a bronca que vou levar de Drª Marcia. Ahhh eu não tenho culpa se ainda vomito horrores... Se eu vomito qd como o que eu gosto, imagina qd eu como o que eu não gosto??? Affff!! Bora ver no que vai dar...
Boa noite a todos!
Fiquem com Deus!
Beijosss
Anne

sexta-feira, 23 de março de 2012

20 semanas - Agora tá mais perto que longe rsrs

0 comentários

Meu Bebê

  • Agora o meu bebê já tem estabelecido padrões de dormir similar a um recém-nascido. Muitos bebês já têm uma posição preferida dormir. Alguns tiram uma soneca com o seu queixo descansando sobre seu peito, enquanto outros tiram um cochilo com a sua cabeça para trás. Muitos bebês nessa idade já tem ciclos de sono e atividades, de modo que dá pra saber antes de sua chegada se eu vou ter uma  coruja da noite ou um pássaro da manhã.
  • Se o seu bebê é um menino, os testículos dele descem da pelve para a bolsa escrotal. Se for uma menina, seu útero está totalmente formado e do resto das suas "partes" estão em desenvolvimento. (Será que é muita informação?) 
  • A pele do meu bebê agora está se tornando mais complexa, formando várias camadas. A epiderme, ou a superfície da pele, possui quatro camadas que contêm cadeias de alcance. As camadas que se formam nas palmas das mãos irão formar as suas impressões digitais definitivas.
  • Os pulmões e o sistema digestivo do bebê estão quase completando o seu desenvolvimento. Seu cérebro tem cerca de 30 milhões de neurônios e as suas habilidades de olfato, audição, visão, tato e paladar estão se desenvolvendo cada vez mais.
  • O bebê já está mais receptivo aos estímulos externos, isso significa que ele já pode ouvir as coisas que eu falo, porém, como ele está imerso em líquido amniótico, o som da minha voz fica um pouco distorcida para ele, mas mesmo assim ele pode me ouvir. Portanto, já posso começar a mimar o meu bebê. Ahhh, temos colocado músicas pra ele escutar... Muto bom ver João Paulo se preocupando com o gosto musical do nosso filho...rsrsrs
  • Deste ponto em diante o bebê irá designar grande parte da sua energia para ganhar peso. Isto quer dizer, que eu também vou... Owwww derrota!!! Não gosto dessa parte!! Neste momento João Pedro deve estar medindo entre 14 e 16 centimentros da cabeça ao bumbum e pesa aproximadamente 290gramas.

A futura mamãe aqui

Devido ao rápido crescimento que o bebê vem apresentando, o útero pode começar a pressionar contra o umbigo e fazer com que ele fique diferente, no entanto não precisa se preocupar com isso, pois ele voltará ao normal depois que o bebê nascer.
Conforme o meu bebê vai se desenvolvendo, os meus órgãos internos vão sendo pressionados, e isso tem causado alguns incomodos como micções freqüentes, indigestão e azia bem leve. Eu acho que estou sentindo mais calor!

Durante este período da sua gestação é comum sentir coceira na barriga. Normalmente elas ocorrem devido ao esticamento da pele e podem causar certo incômodo, no entanto elas são inofensivas. Caso essas coceiras comecem a surgir durante a sua gravidez, você deverá consultar e pedir que ele receite algum medicamento que ajude a reduzir a intensidade da coceira. Eu ainda não sinto esta coceira.
Continuo sem sentir o bebê mexer... Muito preguiçoso ele... Mas eu descobrí uma coisa muito legal que tem nos divertido muito a noite. Gosto de deitar de bruços a noite para ficar navegando na net e João Pedro detesta a posição. É a única hora que sinto que ele está aqui dentro. Ele fica empurrando até eu deitar de barriga pra cima. João Paulo adora sentí-lo reclamando comigo... Eu também adorooooo!! Bom demais a sensação de ter um bebê dentro de mim... Obrigada meu Deus pela maravilha que é ser mãe!

O futuro papai

O futuro papai se diverte com João Pedro reclamando. Coloca músicas pra ele ouvir, é super carinhoso, preocupado, paciente... Sei que ele está muito ansioso, sei que se preocupa com várias coisas, mas tambem percebo que ele não quer me preocupar com os seus anseios... Acho que isto me deixa ainda mais preocupada... rsrsrs Ele está preocupado com a reforma, com as despesas, com o fato do meu plano ser com enfermaria, ele queria mudar pra apartamento mas não deu certo... O fato de ser pai pela primeira vez deve ter um peso grande também né? Mas Deus está no comando de tudo e eu tenho certeza que meu João Paulo será o melhor pra do mundo!!!

Postei atrasado porque está semana foi muito corrida, mas amanhã postarei as novidades da 21ª semana!
ótimo final de semana a todos!
Beijosss
Anne

sábado, 10 de março de 2012

19 semanas

0 comentários

19ª semana de gravidez

Meu corpo

Bom, nesta fase da gravidez, é muito comum as mulheres apresentarem azia. Pra quem não conhece, é uma queimação no estômago e acontece porque na gestação, a mulher passa por um processo de retenção de líquido grande; por conta disso. a musculatura da junção esôfagogástrica passa a funcionar de forma inadequada. Esse estado, associado ao crescimento progressivo do útero, provoca um aumento da pressão sobre o estômago, sendo este empurrado para cima. Eis o motivo de muito refluxo e da queixa frequente de azia. Apesar de alguns antiácidos serem considerados seguros, é aconselhável consultar o médico antes de tomar qualquer medicamento. Pelo menos isto eu NÃO sinto! Graças a Deus. Continuo enjoando, vomitando de vez em quando e sentindo muita do na articulação da coxa esquerda. Ainda não conversei com a minha médica pra descobrir a causa da dor, mas esta semana vou lá no consultório, prometo! Não sinto mais indisposição, nem cansaço, nem insônia. Contiuo tomando a passiflora receitada pela médica. Dia 28 de março farei a ultrasom morfológica e postarei aqui as fotinhas de João Pedro.

Meu bebê

Esta semana meu bebê começa a ganhar volume do que é grosseiramente chamado de "gordura marrom" (tecido adiposo multilocular),  que irá mantê-lo adequadamente aquecido quando for despejado de sua confortável casa uterina.
Outros destaques desta semana:
  • Uma substância branca e pegajosa, conhecida como vernix caseoso, um revestimento branco leitoso, parecido com "requeijão cremoso", está sendo produzida ao redor do bebê, formando uma cobertura cremosa que protege a pele da contínua exposição ao líquido amniótico. Imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água. Sob o vernix, uma camada de pêlo muito suave e fino chamado laguno agora cobre o corpo do bebê, isso serve para conservar o calor;
  • Boa notícia: Os rins do bebê estão em pleno funcionamento e a produção de urina começará nesta semana. 
  • Má notícia: Isso significa que haverá muitas fraldas no futuro. Mas, por enquanto, não precisamos nos preocupar, pois o xixi passa para o líquido amniótico (eca!);
  • Um ultrasom entre as semanas 20 e 24 é realizado para se fazer a checagem do segundo trimestre. Essa é uma verificação do tamanho e peso do bebê, bem como análise detalhada do coração, placenta e cordão umbilical. Meu neném está grande o suficiente para permitir uma observação detalhada de seu corpo. Como é um ultrasom "demorado" você poderá ter a oportunidade de vê-lo chutando, dando cambalhotas, chupando o dedinho ou se espreguiçando. Levarei o papai João Paulo para compartilhar desse momento tão bonito. Ele adora assistir as ultrasonografias.
  • A medida do meu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 13 a 15cm. O peso é agora de 220 gramas aproximadamente;
  • O bebê está do tamanho de um pimentão amarelo.
  
 
 

Curiosidade sobre a gordura marrom:

No ser humano, sabe-se que a gordura marrom tem importância significativa nos primeiros meses de vida, nos quais a quantidade deste tecido é abundante e responsável pela produção de calor, protegendo o recém-nato do frio excessivo. Presente em abundância nas áreas do pescoço, tecido perirenal e glândulas suprarrenais, reduz-se a quantidades mínimas no adulto.

Minha vida

Algumas academias, percebendo a demanda, têm projetos específicos para atender as gestantes. "O objetivo é melhorar a qualidade de vida durante a gestação, proporcionando atividade física agradável e segura, que respeita a individualidade e o processo gestacional. É o período de alterações metabólicas e hormonais, que modificam a resposta à atividade física das futuras mamães", afirma a professora Andréia Faria, da Academia Fórmula.
Segundo ela, existem alguns casos em que exercícios não são indicados, por exemplo, quando a gestante apresenta risco de parto pré-maturo, sangramento persistente entre o segundo e o terceiro trimestres, placenta prévia e pré-eclampsia. Atividade física só com a liberação do médico, portanto.
Treinamento com pesos está liberado. Uma gestante saudável, e que já praticava exercícios com pesos, pode prosseguir o treino, respeitando os limites do corpo. "É recomendável diminuir a carga para evitar risco de lesões e aumento desnecessário da frequência cardíaca. Outra dica importante trabalhar sempre a respiração e o movimento", ressalta Andréia.
Uma das alterações durante a gravidez é o aumento da frequência cardíaca. É importante respeitar a intensidade dos exercícios, que não devem ultrapassar 140/150 BPM (Batidas Por minuto). Percebeu que está exausta ou ofegante, diminua a intensidade da atividade. A atividade deve ser regular, de  três a cinco dias por semana, e a melhor delas é a hidroginástica: a água diminui o impacto, alivia o peso corporal, auxilia na circulação linfática (estimulando a linfa e o relaxamento da musculatura). Outras atividades indicadas são pilates, caminhada e musculação. Abaixo, há uma lista de alguns dos vários benefícios da atividade física:
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Reduz o inchaço (na água);
  • Promove o fortalecimento da musculatura abdominal;
  • Melhora a postura e equilíbrio postural;
  • Produz alívio do desconforto intestinal;
  • Gera a diminuição das dores lombares;
  • Fornece maior controle respiratório;
  • Leva ao controle do aumento do peso corporal;
  • Ajuda no aumento da resistência para as exigências físicas da gestação;
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório e de resistência muscular;
  • Facilita a recuperação pós-parto. 
Como vocês já sabem, a minha médica não autorizou que eu fizesse ballet, só me permitiu fazer pilates ou hidroginática e eu optei pela segunda opção. Pretendo começar na segunda feira. Conto as vcs como foi a minha primeira aula, na próxima semana.
Lembrem, para fazer qualquer atividade física, as gestantes precisam do atestado médico, ok?

O que você está pensando...

"Como será o rostinho do meu João Pedro? Com quem vai parecer?"

Faz bem comer...

Espinafre, vegetais de folhas verdes em geral, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo, e outras fontes de ácido fólico nãopodem faltar à sua alimentação. Você deve continuar ingerindo esse ácido, ou vitamina B9, até o fim da gravidez. Sua carência pode causar anemia, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dor de cabeça, problema de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza. Farei os meus exames esta semana pra saber como andam as minhas vitaminas.

É bom saber...

A maioria dos desejos alimentares durante a gestação não é prejudicial e, normalmente, não leva a deficiências nutricionais. Aprecie os alimentos saborosos, mas certifique-se de comer o número de porções recomendado de cada grupo alimentar.
As aversões também são comuns. Se você não pode tolerar certos alimentos nutritivos, tente substituí-los por outros do mesmo grupo. Dessa forma, não lhe faltarão os nutrientes importantes.

Amanhã volto a escrever pra vocês pra contar como foi o aniversário da minha sogra e vou postar as primeira fotos da barriguinha. Até amanhã!

Beijos
Anne

domingo, 4 de março de 2012

18 semanas

0 comentários

18ª semana de gravidez

Bom gente, agora estou começando a melhorar... Acho que estou saindo da clausura rsrsrs... Estou ficando mais disposta, mais bem humorada, estou com vontade de sair de novo... Depois de 4 meses sem vontade pra nada, esta semana quis sair, curtir meu maridão, a família, os amigos... muito bom!! 

Meu corpo

Infelizmente ainda não sinto meu bebê mexer... Sinto uma agoniazinha na barriga, mas mexer mesmo, ainda não.Estou louca para sentir os minúsculos pés, cotovelos e joelhos em movimento na minha barriga. Ter a certeza de que o meu filho sente as minhas emoções e de que ele está bem, dentro de mim.
Dores, devido aos gases,  são um modo de vida agora; portanto, é comum confundir a movimentação do feto com um pouco de indigestão. Meus seios continuam a crescer e eu não acho nada bom viu?? Escolhí um vestido pra usar no aniversário da minha sogra, experimentei, ficou lindo. Quinze dias depois ao experimentar o mesmo vestido ele não coube mais acreditam?? Os seios enormes!! Afff!! Até agora só engordei 1 kg, tudo de peito, podem apostar!! Rsrsrs. Eu estava sentindo muita fome, mas no final desta semana voltei a vomitar. Não consigo comer queijo, leite me da dor de barriga, não suporto nem o cheiro de yogurte, por isto, a ingestão de cálcio está complicada viu. É especialmente importante ingerir carboidratos para suprir as nossas necessidades energéticas, minhas e do bebê.
É importante nesta fase iniciar as atividades físicas que devem ser autorizadas pelo obstetra. As atividades físicas melhoram a circulação sanguínea, fazem relaxar e descansar. Algumas atividades (como hidroginástica, pilates, massagem linfática e relaxamentos) são muito indicadas.
Outro aspecto... O meu útero pode ser sentido logo abaixo do umbigo, 2cm aproximadamente. Ideal seria se eu tivesse ganho até agora por volta de 4,5 a 5,8 quilos, mas, como eu já disse, engordei 1kg e confesso que acho ótimo. O medo de engordar me consome, mas a minha médica disse que isso é mais que normal em pacientes bariátricos. Sentir tonturas e sensação de fraqueza são sensações normais durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam, desde que passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa, procure o médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa causada por uma mudança brusca de posição; ocorre com frequência na gestação. Trata-se da adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo.
Fui a consulta pré natal esta semana, com uma lista de perguntas e a consulta foi bastante proveitosa. Notícias boas e ruins. Como sou extremamente ansiosa, conversei sobre o parto. Conversamos sobre parto normal e cesariana, já soube que meu esposo não poderá assistir o parto, que será no Hospital São Mateus. Fiz minha cirurgia lá e fui muito bem tratada, então, gostei quando ela disse onde iria fazer o parto. Ela disse que são normas do hospital, eles não permitem acompanhantes até pelo risco de infecção... Não gostei, mas tive que aceitar. Ela disse também que fará meu parto entre os dias 23 e 26 de julho. Quanto a atividade física, a médica não me deixou voltar pro ballet. Eu tenho varizes e a médica disse que só me autorizava fazer hidroginática ou pilates. Me deu um atestado especificando a hidroginástica. Sem o atestado dela eu não consigo fazer outra coisa... Fiquei muito triste, pois irei me atrasar 1 ano no ballet... Saudade das minhas amigas multicores tb, mas vou fazer o que?? Tenho que aceitar né?
Nos últimos dias tenho sentido muita dor nas pernas... Muita dor mesmo... Isto está me preocupando... Vou tentar conversar com minha médica esta semana. Ela já solicitou a ultrasom morfologica. Me passou uma medicação natural pra que eu fique mais calma e para ver se eu dormia... Estou dormindo que é uma beleza!! Bem melhor agora!!

Meu bebê

As orelhas do bebê estão posicionadas no local correto agora e estão completamente formadas. João Pedro já pode me ouvir. Talvez esteja na hora de abandonar algumas palavras e começar a escutar algumas músicas bem selecionadas...rsrs.
Outros destaques desta semana:
  • Esta semana é também o início de ossificação. Esse é o termo médico para o endurecimento dos ossos em miniaturas do bebê;
  • Os nervos do bebê estão fazendo conexões cada vez mais complexas. O seu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão todos em pleno desenvolvimento. Uma substância chamada mielina, que torna as transmissões nervosas mais rápidas, está agora revestindo os nervos do baby;
  • Neste momento o bebê está coberto com uma cera gordurosa conhecida como vernix. Essa cera gordurosa protege o bebê contra rachaduras e hematomas que podem ocorrer devido à exposição ao líquido amniótico. Além disso, devido a cera ser bastante gordurosa e escorregadia, ela facilita a saída do bebê na hora do parto;
  • A medida de João Pedro esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 12,5 a 14 centímetros. O peso dele é de 160 gramas aproximadamente.





         O tamanho do bebê esta semana é comparável a um mamão papaia
 

Minha vida

Colocar o bebê para dormir tornar-se-á uma das minhas missões na vida (as outras serão alimentá-lo e depois ter certeza de que o alimento está saindo do outro lado). Uma boa maneira de começar a tarefa é estar certa de que pode mudar rapidamente o quarto do bebê de iluminado e arejado para escurinho e silencioso, pronto para a soneca. Portanto, preciso providenciar uma cortina com blackout porque o quarto de João Pedro é muito claro.
O essencial para o quarto do bebê é o berço, cômoda (para ser utilizada como trocador e guarda-roupa) uma poltrona para amamentar, cesta para suporte, lixeira e uma iluminação adequada. Eu não comprei cômoda, achei que um guarda-roupa seria mais útil. Como ganhei o trocador, não terei maiores problemas. Espelhos estimulam o desenvolvimento, pois a criança observa sua movimentação, a fala e os gestos; use-os colados na parede para eliminar riscos de quebra.Tapetes de borracha antialérgicos, cortinas removíveis e laváveis, móveis sem quinas e piso revestido de vinil ou laminado plástico aplicam-se para evitar poeira completam o conjunto e oferecem segurança.

O que você está pensando...

"Ai meu Deus, quando eu vou parar de passar mal??"

Faz bem comer...

Procure ingerir leite, queijo frescal, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite, amêndoas, espinafre, almeirão, couve, folhas de mostarda e tofu processado com sais de cálcio. Esses alimentos são fontes de cálcio.

É bom saber...

As grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo, e os dentes formam-se. Seu corpo também está estocando cálcio para a produção de leite após o parto. Se sua alimentação é pobre nesse mineral, você pode ter câimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde. Isso porque, se você não ingere cálcio, o bebê retira-o de suas reservas, principalmente dos seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.

Futuro papai

Você está parecendo um tipo de "Sr. Resolve Tudo?" É comum para o pai sentir-se um protetor das mamães. Com certa frequência, elas precisam de um ombro amigo para chorar e livrarem-se de todas aquelas emoções estranhas da gestação. Você sentir-se-á mais útil, ouvindo as queixas da futura mamãe; às vezes, ficará frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela. Relaxe! Nove em cada dez, vezes a mãe só precisa de um apoio; ela não espera que você vá resolver tudo. Por mais difícil que pareça, apenas escute. Dê a ela sua atenção exclusiva nesses momentos. eis o melhor presente que você pode dar.
Bom, eu não tenho do que me queixar! Meu marido é maravilhoso!! Companheiro, amigo, babão, lindoooo!! Depois de uma fase meio estranha, ele está super paciente, como sempre foi, atencioso, cuidadoso, perfeito! E tenho certeza que será o melhor pai do mundo!!