Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2011

Meu (a) filho(a) tem 5 semanas

O Bebê

O embrião em desenvolvimento tem 3 membranas celulares: uma superior (ectoderma), uma inferior (endoderma) e uma membrana media (mesoderma). Cada uma destas membranas ira formar órgãos distintos, como pode ser visto na tabela abaixo:
Estruturas formadas pelas membranas embrionárias
Camada Estruturas formadas
Ecdoderma Tubo neural, pele, pêlos, cabeles, lente do olho, revestimento dos ouvidos, nariz, seios da face, boca, ânus, esmalte dos dentes, hipófise e glândulas mamárias
Mesoderma Coração, sistema circulatório, pulmões, ossos, músulos, tecido linfático, baço, sistema excretor e órgãos reprodutivos
Endoderma Intestinos, fígado, pâncreas e bexiga.
No início desta fase o embrião tem a forma de um "disco" e mede cerca de 0,4 mm; no final da mesma ele tem a forma de uma "sola de sapato" (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda) e mede em torno de 2,5 mm. Vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.
Nesta fase o embrião poderá ser visualizado pela ultrassonografia transvaginal. Nesta fase este exame é mais recomendado pois possui melhor resolução de imagem. Não existe risco de aborto com o exame. Se o embrião não for visto não se preocupe! Ele é tão minúsculo que às vezes pode ser difícil de identificá-lo.
US_5s.jpg
Imagem de ultrassom transvaginal de um embrião de cerca de 5 semanas. O embrião é apenas o pequeno ponto branco! O anel branco sobre o qual o embrião está é uma estrutura chamada vesícula vitelina, responsável pela nutrição do bebê nesta fase.

A mamãe aqui não sente quase nada... Os seios estão bem doloridos, mas não sinto enjoo, nem vômitos, nem dor, nadaaaa!! Graças a Deus!

Beijosss
Anne

0 comentários:

Postar um comentário