Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

36 semanas - Faltam 28 dias

36ª semana de gravidez

Faltando cerca de 28 dias (pode ser mais ou menos),eu estou quase no final da gestação e no começo da minha nova vida. Já está quase tudo organizado. Tenho quase 70 fraldas RN, 527 fraldas P, 1800 fraldas M e umas 350 fraldas G. As malas estão prontas, todas as roupinhas lavadas e o quarto  esta semana vou deixar tudo arrumado. Quero que tudo esteja pronto, caso o príncipe resolva vir ao mundo antes do previsto.

 

Meu corpo

Meu corpo??? Este final da gravidez não está muito gatinho não viu? Tenho vomitado muito!! E esta é uma parte que eu ODEIO!! Não me incomodo de ter falta de ar, nem em ter meu filho chutando as minhas costelas, mas não conseguir comer, realmente me irrita!! Eu sinto muita fome o dia todo e toda vez que eu como, fico tonta, enjoada e na maioria das vezes, vomito tudo. Síndrome de dumping que antes eu só tinha quando ingeria doces, agora eu tenho com queijo, fritura, manteiga, tanta coisa... affff!! Meus pés ontem incharam um pouco também... Não sei se foi pq fiquei muito tempo em pé arrumando o jardim com João Paulo, ou se eles vão começar a inchar mesmo... Continuo indo ao banheiro várias vezes ao dia, não sei onde eu acho tanto xixi...rsrsrs. Tenho umas quatro contrações por dia, algumas doem um pouco, outras não. João Pedro continua mexendo bastante, para a alegria do papai e da mamãe aqui. A partir desta semana, provavelmtente ele irá descer e se encaixar. O encaixamento tornará a minha respiração mais fácil, porém com a cabeça do bebê apoiada na minha bexiga, irei fazer muito exercício correndo até o banheiro.
Na consulta de pré-natal, agora semanal, seu médico pode querer fazer um exame de toque para ver se seu colo do útero já começou a dilatar (abrir) e apagar (afinar). O médico também vai verificar a posição do bebê, para determinar se ele já está encaixado.As minhas consultas estão sendo semanais, mas a minha médica ainda não fez toque não. (Graças a Deus)!
Faltam menos de quatro semanas para eu realizar o meu maior sonho: SER MÃE!

Sei que é o momento de providenciar todos os telefones e endereços de e-mail das pessoas que eu desejo que sejam avisados quando o bebê nascer. Na verdade, João Paulo já sabe exatamente as pessoas que devem ser avisadas, então isto também está resolvido.
Cansaço e fadiga são ainda comuns nos últimos dias de gestação. Por isso, estou sempre bebendo água agora. Aliás, tenho sentido muitaaaa sede.
Friozinho na barriga? É uma sensação incrível saber que o bebê está tão perto de chegar.
A ansiedade e alteração de humor nessa fase são muito grandes. A expectativa quanto ao parto e se o bebê vai nascer bem são as minhas maiores dúvidas.
Tive consulta pré natal esta semana. Até agora engordei 8 kg e a minha médica disse que eu preciso engordar mais 4 kilos, pq ela quer que eu engorde pelo menos 12 kilos. Já disse a ela que esta parte eu não pretendo obedecer não...rsrs. João Pedro estava ótimo, o coração batendo forte, 146 batimentos por minuto, o útero está com 34 centímetros, bem compatível com a idade gestacional. Conversamos sobre o parto e ela disse que vamos fazer assim. Se eu não sentir nada até lá, no dia 23 ela vai me pedir uma ultra sonografia e dependendo do resultado, ela marcar o parto imediatamente (tipo, pro outro dia), ou marca lá para o dia 30 de julho. Mais uma vez, é João Pedro quem manda nesta situação! Tudo gira em volta do príncipe da família! No dia que ele estiver pronto pra nascer, nós estaremos aqui com todo amor do mundo, para recebê-lo!!

Meu bebê

Quando esta semana terminar, eu terei chegado a um grande marco da gravidez: meu bebê não será mais considerado prematuro. Ele já tem sinal verde para nascer "a termo". Uhuhuuu!!
Está quase tudo pronto para a aventura da 40ª semana. Mas, antes de conhecer o mundo, meu filho está recebendo os retoques finais. Os cotovelos e os joelhos agora formam covinhas e o rostinho está bochechudo. Ele não vê a hora de sair – parece até que notou a expectativa dos pais, que estão ansiosos por sua chegada. Aliás, ele jáestá na posição correta para nascer. Ou seja, de cabeça para baixo, para logo se encaixar na pelve.
Nesta semana,eu tenho um bebê totalmente desenvolvido e que continua ganhando peso. Nessa fase o bebê suga  e mexe o dedo, a pálpebra, soluça e brinca com o cordão umbilical. Em geral, dorme 16 horas por dia e imagine, também sonha. É capaz de demonstrar satisfação e aversão atravéz de caretas ou sorrisos.  Se ele estiver na apresentação cefálica, sua cabeça começa a forçar o colo do útero para estimular as contrações necessárias para causar a dilatação no momento do parto.
João Pedro  continua a ganhar peso a uma média de 250 gramas por semana. Ele deve estar pesando cerca de 3 kg e medindo 49 centimetros. Esse ganho de peso irá ajudá-lo a regular a temperatura corporal tão logo ele deixe o útero climatizado. Na verdade, meu bebê terá 15% de gordura no momento do nascimento. Ainda no útero, meu filho pode ouvir, sentir, tocar e ver. A única coisa que o separa de viver no mundo externo é algo chamado canal de parto.
Outros destaques:
As gengivas do bebê estão firmes, com espinhos que se parecem de alguma forma com dentes, ainda que suas verdadeiras pérolas brancas só irão aparecer por volta dos três meses a um ano de idade. Quanto mais tarde melhor, para ele e para mim, principalmente se ele estiver mamando no peito.
O bebê tem padrões definidos de sono e vigília - abrindo os olhinhos enquanto acordado e fechando-os enquanto dormindo. Ele ficará alerta quando exposto à luz, assim como qualquer bebê recém-nascido faria.
Ao se mexer, espreguiçar ou trocar de posição, o bebê, conseqüentemente, desalinha a minha barriga, fica torta e é uma delíciaaaa. Nessas situações, algumas vezes, é possível identificar o bracinho ou o cotovelo ou então a perninha do meu filho... Tãoooo boom!!



O que você está pensando...

"E se eu entrar em trabalho de parto antes do tempo previsto?? E se for de madrugada??"

Faz bem comer...

Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia.
Como normalmente o intestino fica bem preguiçoso, devido a posição do útero sobre o intestino e a diminuição da atiivade física, é necessário aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras cruas, legumes, vegetais, pão integral, frutas (mamão, caqui, laranjá com bagaço, mexerica, uva, abacaxi, etc).
Também não esqueça de ingerir muito líquido.  Os líquidos auxiliam na hidratação da pele, das unhas e também no bom funcionamento do intestino. Recomenda-se que você tome de 2 a 3 litros de líquidos por dia, no intervalo das refeições. Pode ser água, chá e sucos de frutas (naturais, é claro, nada de Tang e similares)

É bom saber...

Você tem receio de ir ao dentista porque está grávida? Saiba que esse período merece atenção especial dos dentes. Isso porque, com as alterações hormonais na gestação, não é raro surgir um problema na boca.
Segundo um estudo da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, ao acompanhar 372 gestantes de São José do Rio Preto, cerca de 72% delas tinham algum problema nos dentes. "A maioria apresentou sangramento gengival, que pode ser evitado com uma boa higiene bucal em casa e visita ao dentista", afirmou Ana Rosa Kuymjian Albieri, cirurgiã-dentista e autora do estudo. Outro contratempo comum entre as entrevistadas foi o surgimento de cáries. "Há grávidas que escovam menos os dentes por causa dos enjoos. Outras se alimentam mais vezes ao dia, sem fazer a higienização adequada", diz Ana.  
Já outro estudo realizado por pesquisadores das Universidades Case Western Reserve e Yale, nos Estados Unidos, concluiu que problemas dentais podem causar partos prematuros. Por essas razões, o melhor é se prevenir e visitar seu dentista regularmente.

Futuro papai

Muitos homens lamentam a distância que existe entre eles e os próprios pais. Ao olhar para trás, costumam dizer que seus pais eram ausentes em sua infância, o que deixou marcas para o resto da vida. Ainda que os motivos para esse afastamento sejam de fácil compreensão (ou não), fica uma cicatriz no relacionamento que envolve a pergunta "Como teria sido se a presença fosse maior?". Esses sentimentos mostram a importância de os pais estarem presentes e atuantes durante o desenvolvimento do filho. Pense nisso! Desde já reserve tempo para seu filho e para sua família.
Tenham uma ótima semana!!
Fiquem com Deus!
Beijosss
Anne

Um comentário:

  1. Oi Anne, está chegando, quanta ansiedade e emoção! Eu imagino a vontade que está sentindo de ver o rostinho do seu filho, sentir o seu corpinho, abraçá-lo e sentir o seu cheirinho, ouvir o chorinho... É muita alegria... A Júlia deve nascer até dia 23 de agosto, mas a minha avó contou nove luas, engravidei em dezembro na lua crescente e a 9ª lua crescente é no final dêsse mês... Não acredito, mas tb n duvido...rs... Tb sinto muita vontade de fazer xixi, de pinguinho em pinguinho vou ao banheiro a cada minutinho... Tenho que tomar 3 litros de água por dia para manter meu liquido aminiotico que estava no limite... Sinto muito por não estar comendo... Eu passei mal assim nos 5 meses de gestação...é horrível! Quanta fralda vc tem hein??? só tenho dois pacotinhos, me aconselharam a esperar o bebê usar... Meu marido está na Disney com seu filho e volta dia 20, estou com medo da bebê nascer antes, rezando para ela esperar o pai voltar... E temos ainda um book que agendei, não vejo a hora de tirar fotos bonitas, pois me sinto horrível na gravidez, cansaço e indisposição! Melhoras nesse finalzinho, ainda n tive contrações, mas estou com dores no "pé " da barriga,para sentar, levantar... ´difícil... ah tb engordei 7 kilos, pretendo ganhar só mais 1 kilo... Deus me livre ganhar mais de 10!!! rs, beijos e muito boa sorte nesse finalzinho!

    ResponderExcluir